Como Escolher o Terno Ideal – por Alexandre Machado Guarita

Mostrar tudo

Pesquisar

Como Escolher o Terno Ideal – por Alexandre Machado Guarita

Como Escolher o Terno Ideal

Como um profissional da área jurídica, eu Alexandre Machado Guarita acabei me acostumando ao uso do terno como vestimenta diária. Mais do que uma obrigação formal, o traje reforça minha personalidade, imprime elegância e sofisticação ao outfit. Mas tudo isso só é possível se o terno escolhido for o ideal para mim. Isso mesmo, o terno precisa passar a impressão que foi feito para você, mesmo que ele já tenha sido comprado pronto.

Falando um pouco sobre conceitos de alfaiataria, entende-se por terno o conjunto entre calça, paletó e colete. No Brasil, o colete é dispensado pela maioria dos homens, mas nesse caso o visual muda de nome e passa a se chamar costume. Terno exige o uso de gravata, costume não. A grande diferença entre paletó e blazer é que o paletó foi feito para ser usado com a calça do terno, já o blazer é uma peça avulsa que pode ser combinado com diversos tipos de calças. Entendidos esses conceitos básico da vestimenta, fica mais fácil escolher o terno ideal para você.

Criar um belo visual com terno significa pensar nas peças que o compõe e também nos acessórios (gravata, cinto, meias). Algumas dicas valiosas na hora de escolher o terno ideal e criar um visual harmônico e elegante são:

  • Ombros Dizem Tudo: a primeira coisa que você deve observar ao provar um terno é como está o caimento do ombro. A ombreira deve terminar exatamente onde termina o ombro e isso é indiscutível. Nada estraga mais um visual de terno do que um paletó com ombreiras largas. Ombreiras muito apertadas também estão incorretas. É por isso que esse deve ser o primeiro detalhe observado: de nada adianta o corte do terno ser bonito se as ombreiras não se ajustam a seu corpo.
  • Nem Folgado, nem Apertado: o paletó precisa fechar todos os botões sem parecer apertado demais, mas sem estar folgado. A calça precisa vestir bem sem marcar ou apertar a região dos glúteos. Parece estranho falar isso, mas como o tecido da calça do terno é mais fino e geralmente é em cor neutra, tende a ressaltar volumes quando a numeração não é adequada. Aliando essas duas dicas com a dica dos ombros você já terá uma boa noção de qual modelo ficará bem em seu corpo.
  • Experimente o Slim: corte da vez, o modelo slim não chega a ser apertado. Ele é apenas mais justo do que o terno tradicional, se ajustando melhor ao corpo do homem. Homens magros e mais altos tendem a ficar ainda mais bonitos se optarem pela modelagem slim. É um corte que eu, Alexandre Machado Guarita, aprecio bastante e sempre dou preferência na hora de escolher um terno.
  • Tipos de Tecido: a lã fria é um tecido que amassa pouco e o caimento é ótimo. É uma boa escolha para dias mais frios pois o tecido é grosso. Atenção pois esse tipo de tecido deve ser lavado a seco. Já o algodão e o linho são dois tipos de tecidos mais leves que a lã fria e geralmente estão à disposição em cores mais variadas. São ótimos para uso diário, especialmente se você, assim como eu, precisa trabalhar de terno.
  • Atente-se à Lapela: para quem não sabe, lapelas são as dobras da frente do paletó, aquelas que ficam acima dos botões e proporcionam abertura para a gravata. Lapelas finas estão na moda e imprimem jovialidade. Lapelas mais grossas são mais formais e geralmente são usadas por pessoas mais velhas ou com cargos de maior formalidade. Outra dica interessante é escolher a largura da gravata de acordo com a largura da lapela, isso traz harmonia ao visual.
  • Cor: quem não está acostumado a comprar ternos tende a acreditar que a primeira cor que se deve ter no guarda roupas é o preto. Isso não está errado, mas não precisa ser uma regra. Tons de cinza também são formais e bonitos, com a vantagem de serem menos pesados visualmente do que o preto – especialmente se você vai usar o terno durante o dia. Eu, Alexandre Machado Guarita, gosto de ternos em tons de azul marinho. São elegantes e ao mesmo tempo fogem do preto e do cinza que quase todo mundo usa.
  • Cinto e Sapatos: esses dois acessórios indispensáveis devem ser da mesma cor um do outro, mesmo que não sejam da mesma cor do terno. Um terno cinza, por exemplo, pode ser usado com cinto e sapatos marrons. Cintos e sapatos não precisam ser da mesma cor do terno, mas devem ser num tom que combine com seu traje. Contrastes muito bruscos não ficarão interessantes. Duas dicas importantes em relação as meias: elas devem seguir o tom de cor do terno e devem ser compridas o suficiente para que a perna não fique aparecendo ao sentar.
  • Botões do Paletó: paletós com apenas um botão são mais informais e joviais. Paletós com dois botões são o modelo clássico, ideal para ocasiões mais formais. O primeiro (ou o único) botão deve estar localizado sempre acima (ou na altura) do umbigo, nunca abaixo.
  • Gravatas: o comprimento da gravata deve, no máximo, atingir o cinto. É preferível inclusive que seja um pouco menor que isso. A cor da peça deve ser sempre mais escura que a da camisa. Atente-se também para que a cor escolhida harmonize com a tonalidade do terno. Como já dito anteriormente, a largura da gravata vai depender da largura da lapela.

Veja essa e outras dicas no blog Alexandre Machado Guarita 

Conheça também o site: alexandreguarita.com.br

ou se preferir acesse o site vídeos do Alexandre Guarita: alexandreguaritavideos.com.br

ou até mesmo baixar o livro do Alexandre Guarita em livrosalexandreguarita.com.br

 

 

 

Alexandre Guarita
Alexandre Guarita
O Dr. Alexandre Machado Guarita é um profissional reconhecido internacionalmente pelas suas atuações no segmento do direito empresarial, representando empresas de porte massivo em ações trabalhistas e na criação de novos acordos e contratos. Além de atuar no setor empresarial, o Dr. Alexandre Machado Guarita é um admirador do cinema, das artes, comportamento e culturas diversas que busca observar os detalhes em suas viagens pelo mundo. Aqui, o Dr. Alexandre Machado Guarita compartilha os melhores momentos de suas viagens e aprendizagens pelo mundo, mostrando sua versão pela busca do conhecimento em vídeos interessantes.