Alexandre Machado Guarita – O Melhor de Campos do Jordão

Mostrar tudo

Pesquisar

Alexandre Machado Guarita – O Melhor de Campos do Jordão

Sou Alexandre Machado Guarita e hoje vou falar pra vocês um pouco sobre essa cidade fantástica!

O inverno chegou e, no caso de um país quente e tropical como o nosso, isso significa uma atração à parte. Não é a toa que cidades do Sul do Brasil lotam de turistas de todos os cantos tentando curtir as temperaturas mais baixas e aquele clima “europeu”. Se você é uma dessas pessoas que amam as estações frias mas querem fugir da agitação das cidades do sul, que tal aproveitar o frio em São Paulo mesmo? Perto da capital, escondida no alto das montanhas fica Campos do Jordão, cidade fria e com ares europeus que vai te encantar. Eu, Alexandre Machado Guarita , te digo o que fazer nessa pacata cidade famosa pelo frio.

Alexandre Machado Guarita fala um pouco sobre Campos do Jordão

Campos do Jordão fica localizado no interior do Estado de São Paulo, a pouco mais de 170 quilômetros da capital Paulista. Encravada no alto da Serra da Mantiqueira, a cidade está numa altitude de 1628 metros, sendo considerado o município mais alto do país. A população fixa é de 50 mil habitantes, mas a cidade lota de turistas em busca do friozinho, especialmente no inverno. Nos meses de junho, julho e agosto, a temperatura mínima média em Campos do Jordão fica na casa dos 5°C, padrão bastante incomum para cidades do Sudeste brasileiro.

Toda desenhada em arquitetura que lembra o padrão europeu, a cidade de Campos do Jordão chega a receber cerca de 1,5 milhão de turistas por ano, boa parte durante a temporada outono-inverno. O famoso Festival de Inverno de Campos do Jordão conta com maior de 100 atrações espalhadas pela cidade, a maioria delas de música clássica. É considerado o mais festival de música clássica da América Latina. Se você assim como eu, Alexandre Machado Guarita, aprecia música clássica e ambientes agradáveis, a cidade se mostra uma ótima opção.

O que fazer em Campos do Jordão

Além do Festival, Campos do Jordão conta com outras atrações imperdíveis. Destaco algumas para você incluir em seu roteiro quando visitar a cidade.

Vila Capivari: esse é o principal endereço turístico de Campos do Jordão. Ponto de encontro dos turistas, o local é marcado pela arquitetura de inspiração europeia. Abriga bares e restaurantes, além das tradicionais lojas de malhas e chocolaterias. Durante o Festival de Inverno é o grande pólo de atrações musicais.

Passeio de bondinho: os tradicionais bondinhos amarelos estão entre as atrações mais procuradas de Campos do Jordão. São dois roteiros: entre as estações Emílio Ribas e Abernéssia (com duração de 30 minutos) ou entre a estação Emílio Ribas e a parada no Portal (com duração de 1 hora). A Estação Emílio Ribas fica bem no centro da cidade, na região da Vila Capivari, e os ingressos para o passeio podem ser comprados no local.

Teleférico: quem estiver em Campos pode passear no teleférico e aproveitar uma vista panorâmica da cidade. O turista é levado até o alto do Morro do Elefante, sendo recebido por uma belíssima vista de toda a cidade. O serviço é operado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão e foi o primeiro teleférico construído no Brasil – inaugurado em 1970. O percurso é rápido, tem cerca de 560 metros e leva pouco mais de cinco minutos.

Palácio Boa Vista: residência oficial do governador paulista na Serra da Mantiqueira, o Palácio Boa Vista começou a ser construído em 1938. A arquitetura imponente foi inspirada em palácios da era medieval. O local está aberto à visitação e abriga um grande acervo artístico e cultural, como mobiliários dos séculos XVII e XVIII, antiguidades e obras de arte de pintores consagrados como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Tarsila de Amaral.

Parque Amantikir Garden: com uma área de 60 mil metros de área e cerca de 2,5km de percurso em trilhas pavimentadas, o Amantikir Garden reúne jardins de várias partes do mundo. São 28 jardins representando 14 países diferentes e totalizando mais de 700 espécies de plantas. O favorito dos turistas provavelmente é o jardim labirinto com paredes de arbustos de mais de 2 metros de altura.

Horto Florestal: eu, Alexandre Machado Guarita, amo locais que me proporcionam contato direto com a natureza. Se esse também é seu caso, o Horto Florestal de Campos do Jordão é uma atração imperdível. São 8.300 hectares de natureza preservada, contando com área para piqueniques, mata de araucárias centenárias, trilhas para caminhadas e uma fauna diversificada.

Acompanhe mais dicas de viagens, moda, comportamento e gastronomia no blog do Alexandre Machado Guarita.

Alexandre Guarita
Alexandre Guarita
O Dr. Alexandre Machado Guarita é um profissional reconhecido internacionalmente pelas suas atuações no segmento do direito empresarial, representando empresas de porte massivo em ações trabalhistas e na criação de novos acordos e contratos. Além de atuar no setor empresarial, o Dr. Alexandre Machado Guarita é um admirador do cinema, das artes, comportamento e culturas diversas que busca observar os detalhes em suas viagens pelo mundo. Aqui, o Dr. Alexandre Machado Guarita compartilha os melhores momentos de suas viagens e aprendizagens pelo mundo, mostrando sua versão pela busca do conhecimento em vídeos interessantes.