O vinho possui uma importância histórica e religiosa imensurável, mas os enólogos dizem que é impossível precisar a data exata da criação do vinho, visto que a bebida existe muito antes do surgimento da escrita, o que é possível é a especulação. Os enólogos dizem que a bebida surgiu por acidente, muito provavelmente alguém tenha esquecido algumas uvas amassadas em um recipiente qualquer e ela sofreu com as ações da fermentação, tornando-se assim, vinho. Quanto ao local da criação, foram encontradas alguma grainhas (grão ou semente de uva) na Geórgia de 8000 a.C e 5000 a.C.
Do ponto de vista religioso, os cristãos, seguindo o velho testamento dizem que foi Noé quem criou o primeiro vinhedo da história e por consequência a primeira garrafa de vinho, outros povos também tem suas crenças, como os gregos que acreditam que a bebida foi um presente de Deus, assim como os Sumérios e Hititas.
Os egípcios foi o primeiro povo a documentar a existência do vinho no período de 3000 a.C e 1000 a.C, já o império romano, durante suas conquistas, foi o responsável pela disseminação das plantações por grande parte a Europa.
dicas-de-vinho-alexandre-guarita
Agora que já sabemos o essencial sobre a história dessa bebida excepcional, como podemos saber como escolher um bom vinho? É o que veremos a seguir.
- 1.Classe – A classe do vinho vai ajudar a definir a graduação alcoólica e qual o estilo da bebida, esta informação está no rótulo da garrafa e para os mais habituados é possível perceber a classe através da composição quando servido em uma taça.
Existem 6 Classificações:
- De Mesa, que possuem graduação alcoólica de 10º a 13º GL. Que varia entre vinhos finos, nobres, especiais, comuns, frisants ou gaseificados;
- Vinhos leves de graduação de 7º a 9.9º GL;
- Champangne, 14 a 18º GL;
- Vinhos compostos de origem animal, vegetal, óleos ou outros ingredientes, 15 a 18º GL;
- Vinhos Licorosos doce ou seco de 15º a 18º GL.
- 2.Cor – O que define a cor do vinho não é simplesmente o tipo da uva, mas também o processo de fermentação, existem 3 cores distintas, o vinho tinto, branco e rosé.
- 3.Tipos de Uva – Antes de falarmos diretamente dos tipos de uva, é bom sabermos como descrever um vinho, entre seco, semi-seco ou suave, essa classificação é feita de acordo com a quantidade de açúcar por litro em sua composição, vinho seco tem até 5gr de açúcar; semi-secos 5 a 20gr e vinhos doce possuem mais de 20 gr.
Os Tipos de Uvas Mais Utilizadas são:
- Cabernet Sauvignon, originária de Bordeaux, na França;
- Merlot, Brasil;
- Malbec, Argentina;
- Carmenére, do Chile;
- Pinot Noir, Borgonha na França;
- Shiraz, Austrália e França;
- Chardonnay, França;
- Sauvignon Blanc, Nova Zelândia.
dicas-de-vinho-alexandre-guarita-1
- 4.Pela safra – Outra forma de escolher o vinho é através da safra, os vinhos mais recentes de boa qualidade possuem dois ou três anos de idade, os vinhos mais antigos são mais caros, porém costumam ter uma qualidade melhor.
- 5.Pela região – Outra forma de acertar na escolha do vinho é através da região de sua fabricação, por exemplo, se optar por um vinho argentino o Malbec é uma escolha acertada.
- 6.Pontuação – A pontuação dos vinhos geralmente é dada por críticos ou revistas especializadas que reúnem pessoas para analisar a qualidade de algum vinho, a classificação é simples, quanto maior a pontuação melhor o vinho (teoricamente). Claro, que a pontuação pode indicar que o valor do vinho será mais alto, mas não em todos os casos, é possível sim encontrar boas garrafas por preços menores.
Acesse o meu site profissional: https://www.alexandreguarita.com.br/
Sobre Alexandre Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/sobre-alexandre-machado-guarita/
Trajetória Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/trajetoria-alexandre-machado-guarita/
Formação Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/formacao-alexandre-machado-guarita/
Contato Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/contato/