No Brasil, o carnaval é a maior festa do ano, sendo extremamente cultuada na maior parte dos estados, somos mundialmente conhecidos por nossa extravagância nos desfiles das escolas de samba do Rio e São Paulo, com o festival folclórico de Parintins no Amazonas, com o Caprichoso e Garantido, nos desfiles de Olinda com seus bonecos gigantes e claro em Salvador, conhecido como o maior carnaval de rua do mundo, entre outros.
Identificamo-nos tanto com o carnaval, que é muito provável que grande parte dos brasileiros pensem que a festa foi criada aqui mesmo, mas não é bem assim. Nesse texto, aproveitando a eminência do Carnaval, eu Alexandre Machado Guarita, falarei do carnaval pelo mundo e a sua origem.
A palavra carnaval deriva-se do Latim, carnislevale, a retirada da carne, fazendo referência ao jejum que deveria ser realizada durante a quaresma e também sobre o controle dos prazeres do mundo.
Estudiosos acreditam que o carnaval tenha surgido na antiguidade, na antiga Babilônia, região da Mesopotâmia, aconteciam duas festas que provavelmente deram origem ao carnaval que conhecemos hoje.
A primeira delas era chamada de saceias, onde havia a inversão das posições sociais, o prisioneiro poderia interpretar o rei por alguns dias, alimentando-se com fartura, vestindo-se bem e até mesmo podemos transar com as esposas do Rei, contudo no final o prisioneiro era castigado e levado à morte.
A segunda festa era realizada pelo próprio Rei, para marcar a entrada do ano novo, onde ele recebia punições físicas em frente ao templo do deus Marduk, demonstrando obediência, para logo após assumir o poder novamente.
No período da Antiga Roma também existiam duas festas, chamadas de saturnálias e lupercálias, onde havia a inversão de papéis, regada a muito vinho e orgias.
A igreja resolveu interferir nesse tipo de comemoração criando o período de quaresma, com a intenção de controlar esse tipo de comemoração.
Quando chegou ao Brasil, o carnaval possuía muita influência europeia vinda de Portugal da época colonial, chamada de Entrudo, um carnaval de rua feito por escravos, a partir disso, cada vez mais elementos da cultura nacional foram adicionados tornando o carnaval o que é hoje.
Apesar de termos nos “apossado” do título de país carnavalesco, muitos locais ao redor do mundo ainda comemoram a data, pensando nisso eu, Alexandre Machado Guarita, separei alguns locais que celebram essa festa:
Veneza, Itália
O carnaval de Veneza é um dos mais famosos em todo o mundo, as festas são celebradas no interior de palácios antigos com muitas máscaras e fantasias bem elaboradas, Além disso, a cidade se torna uma espécie de baile de máscaras a céu aberto, com muitos eventos acontecendo durante os dias, como por exemplo, o “ vôo do anjo” que acontece na Piazza San Marco e atrai muitos turistas todos os anos.
Nice, França
O Mardi Gras (nome que inspirou a festa em Nova Orleans) é o carnaval que acontece em Nice, onde os franceses comem de tudo antes da quaresma. Essa festa é conhecida pelos bonecos gigantes de papel machê, nos desfiles de carros alegóricos e pelos eventos famosos como batalha das Flores e festas de rua bastante empolgantes.
Quebec, Canadá
Apesar da temperatura de – 10ºC Quebec é conhecido por ter o maior carnaval de inverno do mundo, com mais de 3 semanas de duração, no qual acontecem concertos musicais, esculturas de neve, atividades esportivas durante todo o evento, entre outros, que atraem milhares de pessoas do mundo inteiro.
Nova Orleans, Estados Unidos
Assim como em Nice, o carnaval em Nova Orleans também é chamado de Mardi Gras, que significa terça gorda, e acontece desde 1857, no qual destino pelas ruas da cidade mais de 50 agremiações.
Tóquio, Japão
O carnaval de Tóquio é chamado de Carnival Samba Asakusa e acontece sempre no último sábado de agosto no bairro de Asakusa em Tóquio. A festa é a maior do gênero fora do Brasil e participam mais de 17 escolas de samba e mais de 5000 passistas desfilando pelas ruas do bairro. O Carnival Samba Asakusa conta até mesmo com sambistas vindos do Rio de Janeiro que viajam até o Japão para prestigiar o evento.
Então gostaram? Continue acompanhando o Blog do Alexandre Machado Guarita para mais postagens como essa e não deixe de ir brincar o carnaval como responsabilidade.
Acesse o meu site profissional: https://www.alexandreguarita.com.br/
Sobre Alexandre Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/sobre-alexandre-machado-guarita/
Trajetória Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/trajetoria-alexandre-machado-guarita/
Formação Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/formacao-alexandre-machado-guarita/
Contato Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/contato/
Veja essa e outras dicas no blog Alexandre Machado Guarita
Conheça também o site: alexandreguarita.com.br
ou se preferir acesse o site vídeos do Alexandre Guarita: alexandreguaritavideos.com.br
ou até mesmo baixar o livro do Alexandre Guarita em livrosalexandreguarita.com.br