As Belezas do Equador – por Alexandre Machado Guarita

Mostrar tudo

Pesquisar

As Belezas do Equador – por Alexandre Machado Guarita

As Belezas do Equador por Alexandre Machado Guarita

Quando falamos em turismo na América do Sul, logo nos vem à mente o tango e a boemia de Buenos Aires, o frio e a neve de Santiago e suas redondezas ou as ruínas históricas de Machu Picchu, no Peru. O Equador e seus enormes vulcões raramente aparecem na lista de destinos considerados. Mas deveria! Eu, Alexandre Machado Guarita, mostrarei alguns dos motivos pelos quais vale a pena incluir a viagem até o pequeno país sul-americano na lista de destinos que você precisa conhecer.

Conhecendo Quito

Quito, a capital do Equador, é uma cidade que te deixará com a cabeça nas nuvens… literalmente. Localizada a mais de 2800 metros de altitude, a cidade de pouco mais de 1,6 milhão de moradores é rodeada por montanhas e vulcões. O que mais chama a atenção em Quito é o bem conservado centro histórico. É tão bonito e preservado que recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, a cidade é cortada pela linha do Equador (que divide a Terra em duas partes iguais) e possui um local exclusivo para simbolizar isso: o Monumento Ecuatorial.

Particularmente, eu Alexandre Machado Guarita gosto de prestigiar a gastronomia local sempre que conheço um país novo. No Equador, a culinária é fortemente influenciada pelas tradições incas, resultando em muitos pratos à base de milho e batata. A banana verde também é usada em algumas especiarias, como nos bolinhos ‘verde con queso’, petiscos feitos com massa de banana verde e recheados com queijo.

Para quem quer passear a noite, a travessa La Ronda é uma boa pedida. Exclusiva para pedestres, a rua é repleta de cafés e bares. Para quem procura agitação noturna, o bairro La Mariscal é o mais indicado e é onde se localizam a maioria das baladas e bares noturnos.

Região de Quilotoa

O Equador tem diversos vulcões turísticos muito bonitos mas eu, Alexandre Machado Guarita, vou destacar apenas um: o vulcão de Quilotoa. Localizado a mais de 3900 metros de altitude, o vulcão está inativo e circunda uma enorme lagoa de águas claras e azul esverdeadas. A lagoa de Quilotoa é de tirar o fôlego. Existe um mirante bem conservado de onde os turistas podem observar em segurança tanto o vulcão quanto a lagoa.

A região de Quilotoa está localizada a cerca de 180 km de Quito e pode ser acessada de ônibus. O transporte deixará o turista a cerca de 700 metros do vulcão. O resto do trajeto precisa ser feito a pé. Para quem não está acostumado, a altitude pode castigar um pouco, por isso é preciso prudência e paciência. A beleza do local vale o esforço.

Arquipélago de Galápagos

Para apreciadores do turismo de natureza como eu, Alexandre Machado Guarita, é impensável visitar o Equador e não dar um jeito de conhecer o famoso arquipélago de Galápagos. Conhecidas por sua fauna e flora únicas no mundo, essas 12 ilhas foram moradia de Charles Darwin por algum tempo, e serviram de inspiração para sua Teoria da Evolução das Espécies.

Saindo de Quito, duas companhias aéreas fazem o trajeto aeroviário, que dura aproximadamente 2 horas. O avião poderá ter como destino um dos dois pequenos aeroportos do arquipélago: Aeroporto da Ilha de Baltra (o mais movimentado) ou o Aeroporto da Ilha de San Cristobal. De lá, é preciso fazer uso de táxi, ônibus ou embarcações para chegar até o seu local de hospedagem. O preço da passagem de avião é tabelado e é mais barato para nativos da ilha. Vale lembrar que a moeda da ilha, assim como a de todo o Equador, é o dólar americano.

Assim como acontece com algumas ilhas de outros países, é preciso pagar duas taxas para entrar em Galápagos. Ambas não ultrapassam os 100 dólares quando somadas.

Eis uma curiosidade que muitos não sabem: existem milhares de pessoas vivendo nas ilhas de Galápagos, 25 mil para ser mais exato. Não se trata de um local onde existe apenas natureza para todo lado. Aliás, a infraestrutura do lugar é bastante satisfatória.

Quando você comprou um pacote para visitar Galápagos muito provavelmente já definiu um roteiro, mas caso não tenha feito isso, existem muitos guias no local que podem te auxiliar a conhecer a região. Não se aventure sozinho, pode ser perigoso. Mergulho, surf e trilhas guiadas são os maiores atrativos desse pedaço do paraíso.

Tenho certeza que depois dessas dicas você ficou tentado a conhecer o Equador, não é?

Veja essa e outras dicas no blog Alexandre Machado Guarita 

Conheça também o site: alexandreguarita.com.br

ou se preferir acesse o site vídeos do Alexandre Guarita: alexandreguaritavideos.com.br

ou até mesmo baixar o livro do Alexandre Guarita em livrosalexandreguarita.com.br

 

Alexandre Guarita
Alexandre Guarita
O Dr. Alexandre Machado Guarita é um profissional reconhecido internacionalmente pelas suas atuações no segmento do direito empresarial, representando empresas de porte massivo em ações trabalhistas e na criação de novos acordos e contratos. Além de atuar no setor empresarial, o Dr. Alexandre Machado Guarita é um admirador do cinema, das artes, comportamento e culturas diversas que busca observar os detalhes em suas viagens pelo mundo. Aqui, o Dr. Alexandre Machado Guarita compartilha os melhores momentos de suas viagens e aprendizagens pelo mundo, mostrando sua versão pela busca do conhecimento em vídeos interessantes.