Você já deve ter se deparado com aquele velho clichê que diz que são as mulheres quem são doidas por sapatos. Pois bem, se isso um dia foi verdade hoje não é mais. Assim como eu, Alexandre Machado Guarita, cada vez mais homens se preocupam com o que calçarão e como o acessório poderá aliar conforto e harmonia com a roupa escolhido. Sapatos são sinônimo de conforto e proteção,só que muito mais do que isso, eles também são reflexo da personalidade e do estilo do homem, por isso cabe atenção ao escolher o sapato ideal.
Eu, Alexandre Machado Guarita, um amante de sapatos, preparei algumas dicas sobre como os homens podem escolher o sapato ideal para cada ocasião à partir dos modelos. Vamos às dicas:
- Oxford: um dos modelos de sapato social mais tradicionais que existem, o Oxford é um clássico. O modelo recebeu esse nome por ter se tornado popular graças a seu uso por parte dos estudantes da renomada Universidade de Oxford, no Reino Unido, lá no século 19. O modelo preto básico de couro é ideal para usar com terno. Quando adquirir um Oxford, cuide do calçado tomando o cuidado de mantê-lo sempre engraxado já que seu brilho é uma das principais características do sapato.
- Derby:Parecido com o Oxford, o Derby tem algumas diferenças importantes. A primeira delas é que o cadarço é entrelaçado por furos numa aba costurada. Outra diferença é que os modelos Derby podem ser confeccionados tanto em materiais mais sociais (como o couro) quanto em materiais despojados (como a camurça). Isso possibilita uma variedade de usos para o modelo, permitindo que ele combine bem tanto com terno quanto com calça jeans ou sarja, tudo dependerá do material com que o Derby foi fabricado.
- Loafer/Mocassim: esses dois modelos são muito parecidos. Tratam-se de sapatos fechados (sem cadarço ou fivela) e com costura lateral. A diferença é que o Loafer tem um pequeno salto e a sola é separada, enquanto que o Mocassim é reto, sem salto e sem sola separada. Produzidos em couro ou em camurça, esses sapatos geralmente levantam discussões acaloradas: há quem ame e há quem odeie. Os modelos em couro combinam com vestimentas sociais, enquanto que os modelos em camurça são casuais, podendo ser usados com jeans, sarja e outros tecidos. Mocassim com bermudas é uma polêmica no mundo da moda. As chances de visual soar brega são grandes. Na dúvida, evite e prefira usar o modelo com calças.
- Detalhe Brogue: a palavra “brogue” é usada para descrever aquelas artes decorativas em formato de furinhos que são feitas em sapatos de couro (tanto Oxford quanto outros modelos). É um detalhe que imprime casualidade ao sapato, fazendo com que ele seja a combinação perfeita para um visual com calça jeans.
- Boat Shoes (Top Sider): uma espécie de variação casual e despojada do Loafer, os boat shoes (ou top sider) receberam esse nome porque foram criados justamente para serem usados em barcos, ajudando a evitar que os marinheiros escorregassem no chão molhado. Produzidos em lona ou couro, contam com solado riscado, cadarços e uma camada extra de costura que comporta os cadarços e acabam envolvendo toda a parte superior do calçado. Despojados e modernos, combinam tanto com calças quanto com shorts e são uma boa opção para ocasiões informais.
- Botas masculinas: geralmente produzidas em couro ou camurça, as botas masculinas costumam ser de cano médio (pouco acima do calcanhar). Os modelos variam bastante e há opções tanto para ocasiões mais formais quanto casuais. Costuma-se usar nomes de modelos de calçado para definir modelos de bota. Existem botas Oxford, botas Derby e Botas Brogue, por exemplo. Os três modelos descritos são produzidos em couro e combinam com jeans e até alguns visuais mais sociais (se a pessoa souber combinar). Modelos como Chukka Boots (Cano baixo) e Chelsea Bots (sem cadarço e com elástico lateral) combinam tanto com estilos casuais quanto sociais. Já as Work Boots e os Coturnos, modelos de solado grosso e uma pegada mais militar, são totalmente casuais.
Independentemente do modelo que escolher, o mais importante é se sentir bem consigo mesmo e prezar pelo conforto dos pés. Harmonizar a cor dos calçados com a das roupas também mostra um cuidado a mais na hora de se arrumar. Uma última dica: no caso de trajes sociais, lembre-se de harmonizar a cor do sapato à cor do cinto.
Acompanhe mais dicas de moda, comportamento, viagens e cultura no blog do Alexandre Machado Guarita.