Ushuaia é muito famosa principalmente por suas paisagens e “atrações” naturais de tirar o fôlego e o fato de ser conhecida como a cidade do fim do mundo.
O título cinematográfico foi dado devido ao fato de Ushuaia ser a última cidade do hemisfério sul e estar mais próxima que qualquer outra da Antártida, um pouco mais que 1000 km. Ushuaia tem mais de 60.000 habitantes e está localizada entre montanhas nevadas dos Andes e o Canal Beagle, que faz a divisa natural entre a Argentina e o Chile.
Por ter uma localização tão inóspita, Ushuaia atrai muitos viajantes em busca de aventura, que buscam cruzar o continente americano pela rodovia Panamericana, que inicia no Alasca e termina no fim do mundo.
Ushuaia é uma cidade de clima extremo, no verão a temperatura máxima não costuma ultrapassar os 10º C, enquanto no inverno elas podem superar os – 20º C. Por esse motivo, saber escolher a época do passeio é fundamental para aproveitar ao máximo as viagens.
Apesar, do que possa parecer, a estação mais escolhidas pelos visitantes é o verão, pois é mais propício para atividades ao ar livre e o sol se põe por volta das 23:00, excelente para algumas caminhadas no Parque Nacional Terra do Fogo.
Aliás, o nome Terra do fogo é um sinônimo ao fim do mundo, durante o período do descobrimento, os navios atravessavam a região como rota comercial entre o Oceano Atlântico e Pacífico. O nome foi dado, pois quando os “descobridores” cruzavam a região austral viam uma porção de luzes, estas luzes eram fogueiras que os nativos, índios Yámana, que andavam nus, faziam para suportar o frio.
Durante o Inverno, Ushuaia pode ser considerado um paraíso para os esportes de inverno, como esqui, snowboard, motor de neve, trenó puxado por cães e claro, caminhadas na neve. As estações de esqui da cidade são muito bem equipadas e devido sua localização tem a temporada de neve mais longa da América do Sul.
Um dos principais passeios de Ushuaia é navegar pelo canal de Beagle, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, entre as ilhas do Arquipélago da Terra do Fogo, as paisagens são exuberantes, misturando terrenos acidentados e cobertos de neves com áreas verdes e o azul da água. Algo sublime. Outra atração à parte são os leões-marinhos e pinguins que ficam nas pequenas ilhas ao longo do caminho.
Além disso, o trem do fim do mundo, é parada obrigatória, é uma locomotiva clássica, ao maior estilo Harry Potter, que era usada para transportar prisioneiros e lenha e hoje faz um trajeto turístico, com guia e paradas para fotos.
O Parque Nacional Terra do Fogo que fica entre a Argentina e o Chile é parada obrigatória para todos que querem um pouco de aventura, é possível fazer caminhadas, excitantes em meio as mais belas paisagens, trekking e passeios de caiaque, claro que só de estar lá e ser capaz de admirar tantas belezas naturais já vale o passeio.
Como deu para perceber, Ushuaia vai muito além que os passeios na neve, existem museus, lagos, cruzeiros e claro, a zona franca da cidade, livre de impostos, o paraíso das compras. Ou seja, Ushuaia é uma cidade que não irá te entediar tão facilmente, são muitas opções para se divertir e encantar-se. Definitivamente, uma das melhores viagens da minha vida.
Acesse o meu site profissional: https://www.alexandreguarita.com.br/
Sobre Alexandre Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/sobre-alexandre-machado-guarita/
Trajetória Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/trajetoria-alexandre-machado-guarita/
Formação Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/formacao-alexandre-machado-guarita/
Contato Alexandre Machado Guarita: https://www.alexandreguarita.com.br/contato/